Águas do Coremas-Mãe D’água deve ampliar volume do Itans


itans galA chegada das águas do complexo Coremas-Mãe D’água, na Paraíba, ao leito do Rio Piranhas-Açu deverá trazer alento para o abastecimento em Caicó, avalia o secretário de recursos hídricos do Estado, Mairton França. Em Caicó, distante 275 quilômetros de Natal, o Itans está com apenas 3,19% (2.610 milhões m3) da capacidade total, segundo dados do DNOCS.
O aumento da vazão no complexo paraibano para conduzir por regime hidrológico a água até o leito do Rio Pirananhas-Açu ocorreu na semana passada, explica o secretário, e está entre as medidas voltadas à redução da crise hídrica que atualmente assola as cidades que dependem do sistema de captação da Companhia de Águas e Esgotos (Caern) em Jardim de Piranhas.
“Poderemos captar água do Piranhas para amenizar a situação em Caicó, já que o Itans está em estado crítico próximo ao volume morto. Mesmo com as contenções demora um pouco mais, mas a água deverá chegar ao leito do Piranhas em mais uma semana”, disse Mairton França. Com o sistema de racionamento no abastecimento de água, algumas comunidades chegam a passar até 10 dias sem o fornecimento d’água, o que levou o Ministério Público Federal a recomendar a suspensão da venda de água por parte da Caern a pipeiros particulares, na última semana.
Tribuna do Norte

Related Post