segunda-feira, 26 de junho de 2017

SMS lança nesta terça-feira projeto para monitorar qualidade da água e do ar em Natal

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançará, em parceria com a Universidade Potiguar (UnP), o projeto “Impactos da qualidade do ar e da água na saúde do natalense”, durante solenidade nesta terça-feira (27), às 10h, no auditório do Centro de Controle de Zoonoses do município, em Nova Descoberta.
A parceria visa trazer resultados expressivos no mapeamento da qualidade da água e do ar no município, conferindo suporte e base para a elaboração de políticas públicas que visem melhorar os indicadores de saúde em Natal. O projeto será desenvolvido por meio de coletas de amostras em pontos específicos em todo o município e a realização dos testes nos laboratórios da UnP.
“Como resultados, esperamos poder mensurar e detectar os fatores condicionantes e determinantes ambientais, para dar subsídios às ações do poder público na prevenção e no combate ao que estiver interferindo na saúde da população”, explicou o chefe da Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador (Visamt) da SMS e responsável pelo projeto, Marcílio Xavier.
Ele explicou ainda que será possível também conhecer a qualidade da água nos poços situados nos entornos dos cemitérios públicos e postos de combustíveis de Natal, com os devidos mapeamentos de necrochorume e de contaminação por hidrocarbonetos, respectivamente.
“Nossa expectativa é que, por meio do projeto, possamos ter uma oferta maior de análises laboratoriais para a vigilância do ar e da água no município, garantindo a elaboração de indicadores mais completos e confiáveis”.
O projeto também trará benefícios aos estudantes das disciplinas de Poluição Ambiental, Transportes e Meio Ambiente, Química Aplicada, Microbiologia e Química Orgânica, inseridas nos cursos das engenharias Ambiental e Sanitária e a Química da UnP.